
Parcril
FICHA TÉCNICA
• Boa aplicabilidade
• Secagem rápida
• Baixo odor
• Resistente à sujidade
• Boa resistência ao amarelecimento
• Película resistente a fungos
Descrição
Esmalte aquoso 100% acrílico para a pintura de paredes interiores, com uma secagem mais rápida e um odor menos intenso do que os esmaltes tradicionais de base solvente. Formulada á base de copolimeros, pigmentos e cargas selecionadas para este tipo de emulsão.
Usos Típicos
Utilizado na pintura de paredes em interior quando se pretende um acabamento de alta qualidade e/ou uma maior resistência e lavabilidade do que as obtidas com as tintas aquosas convencionais. Ideal para cozinhas e casas de banho, corredores, infantários, escolas, hospitais etc. Pode ser utilizado em madeira e metal em interior e exterior adequadamente preparados.
Certificados/Ensaios
• Reação ao Fogo - B-s1, d0, de acordo com a EN 13501-1.
• Classificação segundo a NP 4378 - Tintas aquosas lisas para paredes interiores:
- Brilho especular – Brilhante (Superior ou igual a 60 com ângulo de incidência de 60º)
- Resistência à lavagem e à esfrega – Tipo II (5000 ciclos de esfrega húmida).
- Resistência à fissuração a espessuras elevadas – Até 200 microns de espessura seca
• Classificação "Qualidade do ar interior" segundo a regulamentação Francesa (Regulamento de 19 Abril 2011 relativo à etiquetagem dos produtos de construção ou de revestimento de paredes e pavimentos e das tintas e vernizes e sobre as suas emissões de poluentes voláteis) - A+.
Características
Acabamento…………………. Brilhante a)/liso
Cor…………………..………. Branco e cores
Substratos…………….…….. Paredes interiores, madeira e metal.
Rendimento prático……….... 12 a 15 m2/L por demão (dependendo do tipo de suporte e condições de aplicação)
Processo de aplicação……..... Rolo de pelo curto, trincha ou pistola
Tempo secagem (a 20 °C e 60 % de humidade relativa)… Superficial – ca. de 1 hora -Repintura – ca. de 6 horas
Compostos Orgânicos Voláteis (COV) Valor limite da UE para este produto (cat. A/b): 100 g/L
Este produto contém no máx. 89 g/L COV. b)
Estabilidade em armazém de 2 anos quando armazenada nas embalagens de origem, em interior, entre 5 e 40 ºC.
Notas:
a) Classificação de acordo com a NP EN 13300 – Produtos de pintura e esquemas de pintura aquosos para paredes e tetos no interior
b) O valor de COV acima referido diz respeito ao produto pronto a aplicar tintado, diluído, etc., com produtos por nós recomendados. Não nos responsabilizamos por produtos obtidos por misturas com produtos diferentes dos por nós recomendados, e chamamos a atenção para a responsabilidade que qualquer agente ao longo da cadeia de fornecimento incorre ao infringir o que a Diretiva 2004/42/CE determina.
Dados de aplicação
Preparação de Superfície
Paredes novas - Sobre paredes friáveis ou pulverulentos, após escovagem, aplicar uma demão de Primário ISOLPAR
Sobre suportes alcalinos, aplicar uma demão de Primário ISOLPAR . Sobre gesso cartonado e estuque projetado, aplicar uma demão de Primário ISOVAL Reparar imperfeições com MASSA TAPA FENDAS e retocar com primário para garantir uma uniformização de absorção nas demãos subsequentes. Paredes anteriormente pintadas - Escovar para retirar tinta velha não aderente ,refazer zonas danificadas com MASSA TAPA FENDAS e retocar com primário para garantir uma uniformização de absorção nas demãos subsequentes.
Paredes com fungos - Tratar com FUNGICIDA , e proceder de seguida conforme indicado para paredes novas.
Paredes com manchas secas de humidade, nicotina, fumo de lareira ou de incêndio - Escovar (não lavar) e aplicar uma demão de ISOLPAR.
Azulejos – Retirar todos os acessórios existentes nas paredes (porta rolos, saboneteiras, suportes, torneiras, chuveiro, etc) e remover mástiques e/ou silicones. Lavar a superfície com água e um detergente neutro, de forma a desengordurá-la. Depois de seco, lixar a superfície, lavar com água limpa e deixar secar. Aplicar uma demão de ISOLPAR para regularizar a absorção e promover a aderência. Reparar fissuras e buracos com MASSA TAPA FENDAS e, se necessário, substituir os azulejos danificados. Se pretender ocultar as juntas preenchê-las com MASSA TAPA FENDAS As zonas reparadas devem ser lixadas com uma lixa de grão fino e seladas com uma nova demão de ISOLPAR Como acabamento aplicar duas a três demãos de PARCRIL. Nas zonas de união entre os azulejos pintados e as louças sanitárias (banheira, poliban, etc) deve ser aplicado um silicone após 24 horas de secagem da última demão de tinta de modo a evitar a penetração de água. Após a aplicação da última demão deve deixar-se secar a tinta durante 7 dias antes da utilização das áreas pintadas. Para retirar as manchas de sujidade da superfície pintada, deve utilizar-se um pano macio com água e um detergente neutro, tendo o cuidado de não a ferir a película de tinta, pois a incidência de água nessa zona poderá comprometer a sua aderência.
Madeiras novas - Assegurar que a madeira a pintar está seca e prepara-la de modo que se apresente isenta de poeiras, gorduras e outros contaminantes. No caso de madeiras com elevada exsudação de taninos (ex. Tacula), recomenda-se a aplicação de duas demãos de ISOVAL.
Madeiras previamente pintadas - Se a pintura se encontrar em bom estado, lixar e efetuar uma limpeza cuidadosa com o Diluente Sintético , para remover gorduras ou produtos de manutenção anteriormente empregues. Se a pintura não se encontrar em bom estado, removê-la por raspagem cuidadosa da madeira ou por meio de pistola de calor..
Metais não ferrosos - Preparar o metal de modo que se apresente isento de poeiras, gorduras e outros contaminantes, efetuando uma limpeza cuidadosa com o Diluente Sintético.
Metais previamente pintados - Se a pintura se encontrar em bom estado, lixar e efetuar uma limpeza cuidadosa com o diluente sintético, para remover gorduras ou produtos de manutenção anteriormente empregues.
Condições ambientais
• Temperatura ambiente: - Superior a 5 ºC
• Humidade relativa:- Inferior a 80%
• Temperatura do suporte: - 2 a 3ºC acima do ponto de orvalho
Observação:
Sempre que se realize a aplicação da tinta em locais em que, devido às condições ambientais, se preveja a possibilidade de ataque por fungos ou algas, recomenda-se a adição de Aditivo Anti fungos e Algas até máx. 5%.
Limpeza dos utensilios
- É realizada lavando com agua
Embalagem
– 1, 5, 12 e 15 Litros
SEGURANÇA, SAÚDE E AMBIENTE
- Em geral evite o contacto com os olhos e a pele, use luvas, óculos de proteção e vestuário apropriado. Manter fora do alcance das crianças.
- Utilizar somente em locais bem ventilados.
- Não deitar os resíduos no esgoto.
- Conserve a embalagem bem fechada e em local apropriado.
- Assegure o transporte adequado do produto; previna qualquer acidente ou incidente que possa ocorrer durante o transporte nomeadamente a rutura ou deterioração da embalagem.
- Não utilize nem armazene o produto em condições extremas de temperatura.
- Deverá ter sempre em conta a legislação em vigor relativa a Ambiente, Higiene, Saúde e Segurança no trabalho.
Para mais informações a leitura do rótulo da embalagem do produto
É aconselhável verificar periodicamente o estado de atualização do presente Boletim Técnico. A VALPAR assegura a conformidade dos seus produtos com as especificações constantes dos respetivos boletins técnicos.